Rinno Energy – Carregadores para veículos elétricos

Como fazer o rateio de energia na estação de recarga do carro elétrico em condomínios

Como fazer o rateio de energia na estação de recarga do carro elétrico em condomínios

Antes de explicarmos detalhadamente como fazer responderemos a pergunta inicial que muito provavelmente você tenha: é possível separar a energia consumida pela estação de recarga do carro elétrico do restante do condomínio? Sim. A mesma resposta vale também para outra pergunta: isso vale também para condomínios “antigos” sem vagas planejadas para carro elétrico?

 

Mas vamos começar a responder a pergunta do título deste post. Como fazer o rateio de energia na estação de recarga do carro elétrico em condomínios?

 

Aqui na Rinno Energy trabalhamos com um carregador inteligente que faz o monitoramento individual segundo a segundo de cada equipamento instalado e de cada usuário pré-cadastrado. O carregador inteligente também conta com outras opções de controle. Por exemplo, um app no smartphone permite que você faça a gestão, levante relatórios atualizados, verifique se há algum aviso e agende as recargas do seu carro elétrico.

 

A estação veicular para recarga de carros elétricos pode ser instalada de duas maneiras diferentes ao utilizar a energia comum do prédio.

 

Uma das possibilidades é um carregador na vaga comum com o uso compartilhado de energia para que todos os moradores possam utilizar. A estação veicular de recarga de carros elétricos instaladas pela Rinno Energy permite a criação de diversos usuários. Assim, cada morador recebe um usuário para logar no app toda vez que desejar recarregar o seu carro elétrico. Ao final do mês é gerado um relatório de consumo de energia de cada unidade para a administradora do condomínio. O rateio, neste caso, seria algo semelhante ao uso do salão de festas do condomínio, com o pagamento realizado apenas quando usado.

 

A segunda forma é a instalação de uma estação veicular para recarga de carro elétrico na vaga privativa do morador com o uso da energia do condomínio. Nesta possibilidade há um usuário exclusivo para o morador da unidade. A liberação para recarga é realizada pelo app ou cartão ou RFID e o usuário desconectado quando a recarga do carro elétrico é concluída. Vale ressaltar que nesse caso o consumo de energia é alocado diretamente para a unidade do morador em relatórios gerados mensalmente para a administradora. Neste caso, o consumo de energia da estação veicular é medido individualmente como já ocorre com o seu consumo de água, energia ou gás do apartamento.

 

Outra vantagem das estações veiculares para recarga de veículos elétricos e instaladas pela Rinno Energy é a possibilidade de fazer a gestão da corrente de energia elétrica. Ou seja, é possível limitar a energia usada.

 

Seja qual for a solução escolhida, é impossível que um morador consuma a energia na conta de outro usuário. A nossa solução, consolidada no mundo inteiro, conta com uma trava para cada carregador. A liberação é feita pelo app com um usuário e senha ou cartão RFID. Para que você entenda na prática, o sistema é semelhante a tag ou digital que cada morador necessita para entrar no condomínio. Claro que é possível liberar a carga para outra pessoa. Assim como é possível chamar um Uber para outra pessoa na sua conta e acompanhar o trajeto dela.

 

Qualquer uma das opções pode ser instalada em qualquer condomínio ou prédio – seja antigo, novo ou em construção. Tudo de um jeito descomplicado e simples. Em prédios antigos e novos é necessário alguma obra de infraestrutura de fácil e rápida execução. Já nos condomínios em construção é possível trabalhar ainda na fase do projeto do empreendimento.

 

A instalação e o rateio da energia consumida pela estação veicular para recarga de veículos elétricos da Rinno Energy são idênticas para condomínios residenciais e comerciais. Comparando, é algo simples como instalar um circuito interno de câmeras de segurança.

 

Agora que você já sabe que é fácil, simples e possível ter uma estação de carro elétrico no seu prédio, que tal conhecer as soluções da Rinno Energy e solicitar um orçamento?